As redes sociais fazem parte da rotina de muitos nos dias atuais, não é verdade? Pois é, e não deveria ser diferente no mundo dos negócios. Afinal de contas, é através dessas plataformas que empresas conscientes se comunicam com os consumidores dentro de um novo cenário digital.
Além de facilitar a conexão entre empresas e clientes, as redes sociais funcionam como excelentes ferramentas capazes de atrair maior crescimento e resultado financeiro para qualquer tipo de negócio.
Pode parecer óbvio o uso dessas ferramentas digitais para garantir o sucesso empresarial, mas será que todas as empresas estão antenadas sobre esse assunto? Ou ainda, será que estão investindo em uma direção correta? Por que os resultados não chegam?
Se você está interessado neste assunto e deseja saber mais, não saia daí e continue a leitura. Você vai entender o motivo pelo qual as empresas não podem abrir mão das redes sociais se quiserem alavancar seus resultados nessa nova era e por que uma agência de marketing digital é indispensável.
Redes Sociais: Uma Ferramenta Estratégica para alavancar um Negócio
Um dos principais impactos trazidos pelas redes sociais para as empresas é a mudança na maneira de se comunicar.
Em outros tempos para fazer um anúncio, por exemplo, se utilizavam outdoors caríssimos, propagandas nos meios de comunicação como televisão e rádio que também exigiam altos valores.
Nos dias de hoje, qualquer empresa, mesmo que seja de porte pequeno, não precisa investir muito em um anúncio a fim de apresentar seus produtos e garantir audiência.
Basta fazer uso das principais plataformas digitais; Instagram, Facebook,LinkedIn, Tik Tok, You Tube e Whatsapp que será possível manter boa comunicação com o público alvo e com isso alavancar os resultados da empresa. O alcance será muito maior e eficiente.
São vários benefícios que essas plataformas trazem para diversos tipos de empreendimentos. Dentre os principais podemos destacar: visibilidade alta para marca, atração de clientes qualificados, e expansão no faturamento.
Instagram como ferramenta de negócio
Todas as plataformas mencionadas anteriormente são eficazes para obter resultados reais. Mas, podemos enfatizar o Instagram como exemplo, já que possui uma quantidade gigantesca de usuários em todo mundo.
O Instagram é a rede social que mais atrai pelas imagens. Sendo assim, todo o investimento visual nesta plataforma auxilia e muito no aumento da conversão dos clientes e cria uma ligação forte entre eles e a marca.
Por outro lado, as empresas devem estar atentas ao que podemos chamar de ‘fazedor de post’, isto é, quem produz designs até atraentes, mas não faz uso de nenhuma estratégia de marketing digital. Sem um planejamento de ação essas artes criadas serão apenas imagens que não geram resultados.
Como também a ‘panfletagem digital’ que funciona como uma arte direta com imagens e descrições de serviços ou produtos para divulgação. Porém, essa prática não deve ser considerada de modo algum, já que, a tendência é causar um cansaço no público, o qual com o tempo não vai dar atenção para esses panfletos em série.
O que precisa ser considerado em qualquer situação é o conteúdo estratégico e atualizado. Sem esses componentes básicos não há resultado de verdade no uso do Instagram como ferramenta de negócio.
Como as Empresas podem gerar resultados com as Redes Sociais
Se uma empresa tiver consciência sobre o uso correto das redes sociais, vai usufruir de vários benefícios que vão desde o estabelecimento firme da marca até o crescimento significativo das vendas. Os resultados que uma empresa pode alcançar com tudo isso é imensurável.
Através das estratégias certas vai haver maior engajamento com a audiência.Quanto mais credibilidade a empresa representar para o público, mais fácil será a construção da autoridade em um setor específico do mercado.
A interação estratégica com o público vai levar simples visitantes ao funil de vendas e garantir o sucesso de uma empresa.
Mas, a maior questão é a seguinte: para que essas ferramentas digitais de fato sejam eficientes é preciso contar com a ajuda de especialistas no assunto.
Sendo assim, de nada adianta uma empresa qualquer, por conta própria produzir conteúdo nas redes sociais para interagir com a audiência, porém sem o uso de estratégias específicas e cruciais que somente uma agência de marketing digital pode realizar com eficiência.
A Função de uma Agência de Marketing Especializada
Infelizmente algumas empresas não levam em consideração a importância de contar com uma agência de marketing digital. Muitas acreditam que é possível cuidar das redes sociais sozinhas e é exatamente nesse ponto onde as coisas começam a não dar certo.
Que as redes sociais são utilizadas diariamente pela maioria das pessoas nos dias atuais é fato, mas isso pode causar uma falsa impressão de que é fácil lidar com essas plataformas nos negócios empresariais.
Se uma empresa quiser resultados financeiros, precisa ter em mente que o uso dessas plataformas exige a experiência e o cuidado específico de especialistas.
São inúmeras vantagens que uma agência de marketing digital pode trazer para um determinado negócio.
A agência será capaz de criar um planejamento com foco estratégico de acordo com as características e necessidades de cada empresa.
Para a produção de conteúdo, por exemplo, que em primeira instância pode parecer algo simples, contar com os serviços de uma agência é fundamental, pois a mesma conta com uma equipe especialista no assunto.
Com o trabalho de cada um dos profissionais a produção de conteúdo para uma empresa não será elaborada ao acaso, mas com o uso de todas as estratégias do marketing digital.
As agências de marketing digital monitoram o andamento das ações, das estratégias usadas e elaboram relatórios específicos para que o cliente tenha acesso ao que está acontecendo com as campanhas da empresa e com a movimentação geral dentro de suas redes sociais.
Por que contratar uma Agência é uma ótima escolha?
Muitas pessoas querem empreender, mas algumas não dão continuidade, porque percebem a dificuldade em manter o desenvolvimento de uma empresa e desistem.
Outros, ainda que tenham alcançado certo resultado, se deparam com o novo cenário digital que vem transformando a maneira como as pessoas consomem, interagem e se comunicam.
A empresa que não se adequar a essas mudanças já estará para trás. É preciso aprender a linguagem das novas gerações.
É de extrema importância contratar uma agência de marketing digital hoje em dia; investir em ações estratégicas nas redes sociais vai garantir o crescimento empresarial em pequeno, médio e longo prazo.
Oferecer conteúdo de interesse com consistência aumenta o alcance da empresa em posição de autoridade e, consequentemente, converte a audiência em faturamento.
Uma empresa não consegue cuidar das estratégias de marketing nas das redes sociais por conta própria. É preciso da agência para que o dono da empresa possa ter tempo de exercer sua expertise nos negócios e deixar outros cuidados sob a responsabilidade de quem sabe fazer.
Somente as agências podem utilizar ferramentas específicas e avançadas, manter constante observação do mercado atual e contar com uma equipe composta por profissionais do marketing digital.
Além disso, a agência apresenta para o cliente a visão aprofundada do que dá certo para empresa como também os pontos negativos que impedem o crescimento de um negócio diante do cenário atual
Esses são apenas alguns pontos de maior relevância no que diz respeito às vantagens em se contratar uma agência.
De fato, se uma empresa contar com os serviços de marketing digital oferecidos pela agência vai alcançar resultados notáveis em pouco tempo e consolidar ainda mais a marca no mercado.
Para concluir…
Até aqui você compreendeu que as redes sociais não podem ficar de fora no que diz respeito ao universo do empreendedorismo na atualidade. Isso porque essas plataformas são essenciais para que uma empresa aumente a sua visibilidade e garanta o espaço merecido; com a construção de uma autoridade que passa segurança para os clientes e consumidores.
Por outro lado, vale reforçar que todo o processo estratégico não tem efeito se realizado de forma autônoma. As empresas devem estar atentas ao fato de que é indispensável o conhecimento de uma equipe especializada.
Por se tratar de rede social que é tão comum nos dias de hoje, surge a ilusão de que qualquer pessoa pode utilizar uma plataforma específica para gerar resultados financeiros, mas não é bem assim. Como vimos aqui há uma inteligência e estratégia por trás de tudo para que um negócio cresça de verdade através das redes sociais. Por esse motivo a One Design fica à disposição de todos que entendem a importância dos serviços de uma Agência de Marketing Digital para garantir o crescimento de um negócio. Invista na direção correta e veja os resultados chegando de verdade!
Ricárdo Perêira
CEO & Founder da One Design Marketing